
ESPAÇO NATUREZA
Flora
O Cerrado apresenta aproximadamente 12 mil espécies vegetais, sendo estas, plantas herbáceas, arbustivas, arbóreas e cipós. Pode-se encontrar cerca de 400 espécies de plantas por hectare, sendo mais de 200 espécies medicinais e mais de 400 que podem ser utilizadas de forma sustentável na recuperação de solos degradados ou para alimentação. Destacam-se algumas espécies como, falsa-ciganinha, buriti, amendoim forrageiro, umbuzeiro, baruzeiro, gueiroba, babaçu, pitombeira, quaresmeira, paineira, angico, jatobá-do-cerrado, ipê, aroeira, macaúba, capim dourado, dentre outras. Em termos de riqueza de espécies, esta flora deve ser superada apenas pela floresta amazônica e atlântica.
O Pantanal possui uma flora riquíssima, sendo formada por plantas oriundas do Cerrado, da Amazônia, do Chaco e dos campos sul americanos. Nas planícies encontra-se uma vegetação de gramíneas, nas regiões intermediárias desenvolvem-se pequenos arbustos e vegetação rasteira. Nas regiões mais altas, pode-se encontrar árvores de grande porte. Assim sendo, a vegetação do Pantanal é heterogênea e a flora pode se diferenciar de acordo com a altitude. As principais árvores encontradas no Pantanal são: angico, ipê, aroeira, figueira, palmeira, dentre outras. Nas águas permanentes são comuns os camalotes e o baceiro, formados por ciperáceas e outras plantas aquáticas, formando uma vegetação flutuante.
Ao longo das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudo em Manejo de Áreas Protegidas, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável você poderá observar e interagir com toda esta riqueza e beleza da flora destes biomas proporcionadas pela região em que estamos situados. Venha conferir!