top of page

ESPAÇO NATUREZA

Fauna

   O Cerrado compartilha espécies com alguns biomas como a Amazônia, a Mata Atlântica, o Pantanal e a Caatinga, devido à sua situação geográfica que faz com que ele se torne um elo entre estes. Por isso, o Cerrado, se torna um local com alta diversidade, podendo ser considerado a savana mais rica em biodiversidade do planeta, abrigando mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes, além de insetos que realizam um papel fundamental na ecologia. Assim sendo, pode-se encontrar espécies como a onça-pintada, a anta, o cachorro-vinagre, o tamanduá-bandeira, o tamanduá-mirim, o tatu-galinha, a seriema, a curicaca, o urubu caçador, o urubu-rei, araras, o lagarto teiú, a ema, a jibóia, a cascavel, o cateto, o veado campeiro, dentre outros.

   O Pantanal, assim como o Cerrado, também é muito diversificado, sendo a fauna uma das mais ricas do planeta, tanto em variedade como em quantidade. Pode-se encontrar, principalmente, as seguintes espécies: jacaré do Pantanal, capivara, peixes, ariranha, macaco-prego, veado-campeiro, lobo-guará, cervo do Pantanal, tatu, onça pintada, tamanduá, lagartos, cágados, jabutis, cobras (jibóia e sucuri), pássaros (tucanos, papagaios, araras, emas, gaviões, garças), dentre outros.

   Durante as atividades desenvolvidas pelo Grupo de Estudo em Manejo de Áreas Protegidas, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável você poderá observar toda esta diversidade da fauna destes biomas proporcionadas pela região em que estamos situados. Venha conferir!

Por Fabíola Fernandes Arnas Kuttert

© 2019 por GEMAP. Todos os direitos reservados.

Logo-AGESUL_RGB-2015.jpg
1_2018-08-17_11-01-32.png
bottom of page