
PROJETOS
Trilhas
Aos Professores
Aos Professores interessados em difundir o conhecimento além das limitações de uma sala de aula, fica aqui o convite para que possam fazer uso de ferramentas voltadas para a Educação Ambiental, Ecologia, Geografia, História, Biologia, Gênesis e Morfologia do Solo, Zoologia, Fauna, Flora, Dendrometria, Morfologia Vegetal, dentro outros temas envolventes. Vale ressaltar o importante papel do professor na vida dos alunos que precisam, cada vez mais, nutrir-se de informações que conciliem uma boa formação juntamente com a sensibilização de seres humanos capazes de reconhecer o valor da natureza para sua sustentabilidade. Uma vez que o professor é formador de opinião, nada melhor do que unir o útil ao agradável, através de nosso Centro de Visitantes Espaço Natureza e da Trilha do Tamanduá.
Para isso, contamos com monitores, que estão devidamente treinados para proporcionar momentos agradáveis e inesquecíveis em meio à natureza encantadora e o seu conhecimento (professores).
Aos Alunos
Esse projeto tem por objetivo à interação da comunidade escolar, para que venhamos mostrar através do ensino não formal que à exploração do meio ambiente pode ser realizada de forma mutua, mostrando que e possível conciliar o ensino teórico de sala de aula com o ambiente natural. Trata-se de uma inserção socioambiental que dá um sentido maior à nossa vida, porque age para construção uma sociedade melhor, justa e com qualidade de vida. Esse projeto é de “Uso Público” em áreas naturais que envolvem recreação, educação ambiental e interpretação da natureza. Para isto utiliza-se principalmente a observação direta, além dos meio ilustrativos que poderá trazer o encantamento e uma percepção maior quanto o meio ambiente, venha agende conosco sua visita, conheça a nossa trilha (trilha do tamanduá) e contemple o que a natureza tem de melhor a lhe oferecer.
Você aluno(a) da rede publica ou privada de ensino que tem vontade de conferir nossas trilhas converse com seus familiares ou com seus professores para tentar marcar uma data conosco!
Ao Público Não Formal
A educação ambiental vem se tornando cada vez mais um instrumento significativo no desenvolvimento da consciência ambiental, promovendo reflexões sobre as relações entre o ser humano e o meio ambiente, já que ambos estão interligados. Viu-se então, a necessidade de opções que viabilizassem tais práticas, justamente para que haja esse contato “homem/natureza”, por isso são utilizados espaços de apoio a uma variedade de programas e atividades desenvolvidas em ambientes naturais ou em áreas protegidas, como trilhas interpretativas. O objetivo principal deste projeto é promover a educação ambiental da comunidade da região de Aquidauana junto a Universidade, realizando a interação destes por meio de Trilhas Interpretativas e do Centro de Visitantes localizados na Fazenda Experimental da UEMS – UUA. Por isso, você é nosso convidado especial para a realização desta e de outras atividades promovidas pelo Grupo de Estudo em Manejo de Áreas Protegidas, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.
Aventure-se
Em busca de proporcionar um encantamento natural com as Trilhas Interpretativas a todos que tem contato com nosso Grupo de Estudos e Manejos de Áreas Protegidas - GEMAP, alguns membros da equipe, em especial os bolsistas PIBEX que utilizam da Trilha do Tamanduá, se empenham para demostrar o quanto a região do Morro do Paxixi onde se localiza a Fazenda Experimental – Unidade Universitária de Aquidauana – UEMS, é rica em sua biodiversidade, pois está inserida no Bioma Cerrado e Pantanal com algumas manchas de vegetação da Mata Atlântica.
A região compõe uma das mais belas unidades de paisagem do entorno, logo pela manhã o fato do sol nascer por trás da Serra de Maracajú, possibilita que a Trilha realizada nos primeiros horários da manhã seja simplesmente encantadora e propícia para a contemplação de pássaros, percepção de ambiente com aromas e temperaturas bastante relevantes.
Se a Trilha for realizada no período da tarde, o ideal é que se concilie com o horário que coincida com o por do sol em um mirante que faz parte de um dos pontos de interpretação. Sem contar que os monitores ambientais procuram estar sempre atentos para a percepção de cada visitante, pelo fato de que o foco da Trilha é a Educação Ambiental é primordial que em todas as atividades relacionadas, haja uma troca de informações para melhor familiarização com os temas abordados e dessa forma esses conhecimentos sejam eles científicos ou populares, irão ser disseminados naturalmente pelos visitantes para com as pessoas que tem contato.
Vale ressaltar que os temas abordados durante o percurso da trilha irá variar de acordo com os tipos de público: Alunos de Ensino Fundamental, Alunos de Ensino Médio e Público Não Formal. O agendamento para visitar nosso Centro de Visitantes e a Trilha do Tamanduá deve ser feito com certa antecedência através do telefone (067) 3904-2940.
Entre os benefícios de ter contato com a natureza, e compreender os prós e os contra para a relação homem e meio ambiente, o visitante tem a oportunidade de conhecer os outros projetos e o plano de ação da equipe do GEMAP para com as Unidades de Conservação e Áreas Protegidas.